Android Lollipop disponível para o Moto G no Brasil


Boas notícias para os usuários do Moto G no Brasil! O Android 5.0 Lollipop já está disponível para o Moto G, 1ª e 2ª Gerações, com software de varejo. Isso significa que o Lollipop está liberado para milhares de usuários do Moto G. Se você ainda não recebeu a notificação para o download da atualização, basta seguir os passos: acessar Configurar > Sobre o Telefone > Atualizações de Sistema. Para os usuários do Moto G (1ª Geração), é necessário ter instalado a última versão do aplicativo Atualização da Motorola, encontrado na Play Store.

Enquanto você descobre as novidades do seu novo software, vamos responder três das mais frequentes perguntas sobre nosso processo de atualização.

Por que nem todos receberam a atualização assim que o Google liberou o Lollipop?


Embora a Motorola sempre tente simplicar o processo, na prática ele é complicado. Isso porque queremos garantir uma experiência de qualidade para todos os dispositivos que recebem a atualização. Vamos recapitular rapidamente o processo pelo qual uma nova versão de Android passa para chegar ao seu celular.

O Google melhorou o processo de lançamento do Android com o Lollipop. Isso foi importante porque o Lollipop é o maior e mais ambicioso lançamento Android de todos os tempos. Todos precisaram de tempo para se adaptar. Vários versões preliminares foram lançadas para que os desenvolvedores e os fabricantes de dispositivos pudessem se preparar.

O ponto crítico é o “public push” de uma nova versão de Android — isso acontece quando o Google libera o código fonte para os participantes do Android Open Source Project (AOSP), normalmente, com o lançamento de um novo dispositivo Nexus.

É somente a partir deste ponto que conseguimos iniciar os testes do software com nossos parceiros, como as operadoras no caso do Brasil. O processo varia de acordo com a região. Felizmente, um dos benefícios de termos softwares mais puros - sem aplicativos como "skins" ou "bloatware" - é que nossos testes são mais rápidos, pois temos um número menor de aplicativos para validar. Assim, conseguimos lançar as atualizações ainda mais rapidamente, pois quando terminam os testes, podemos enviar a atualização para os nossos usuários.

Mesmo que o Lollipop tenha trazido mudanças muito maiores que as atualizações anteriores, corremos para quebrar nosso recorde, liberando as primeiras atualizações para o Moto X (2ª Geração) Pure Edition apenas oito dias após o lançamento público do software.



Por que alguns usuários no meu País receberam a atualização e eu ainda não?


Antes de liberar uma atualização em grande escala, fazemos o que chamamos de teste soak, no qual liberamos o software para um pequeno grupo de usuários voluntários. Desta forma, durante alguns dias, monitoramos dados de desempenho e os vários feedbacks que recebemos, para confirmar se tudo está funcionando bem.

Para a Motorola é muito importante que uma atualização melhore a sua experiência. Um teste soak pode revelar problemas e, com base nos feedbacks dos usuários, podemos fazer as mudanças necessárias paraa corrigi-los.

Às vezes expandimos os testes para um grupo maior de usuários de forma a identificar pontos de melhoria que só aparecem em uma amostra maior de pessoas.

Depois dessa etapa, liberamos a atualização para todos os usuários daquela combinação de modelo e País. Se você vir alguém postando um screenshot ou tuitando que recebeu a atualização enquanto você ainda não, é provável que este seja parte de um grupo de teste de soak.

Se você quer saber mais sobre os testes soak e o programa de feedback da Motorola, acesse essa página (em inglês).

Quando a atualização para meu aparelho estará disponível?


Você poderá ver quais produtos vão receber o Lollipop em nossa página de atualizações de software. No entanto, poderá haver muitas versões de software a serem desenvolvidas e testadas para cada modelo, portanto a disponibilidade pode variar de acordo com a operadora e a região. Sempre anunciaremos as atualizações assim que estiverem disponíveis.

Muitas vezes, operadoras parceiras têm funcionalidades próprias a serem incorporadas e testadas para cada dispositivo. Esses requisitos podem variar de uma operadora para outra e de acordo com a região. Por isso, o tempo dos testes nas operadoras também pode ser diferente. Em alguns casos, dispositivos com chipsets mais antigos ou menos poderosos também podem precisar de mais tempo para o desenvolvimento de forma a garantir um bom desempenho com a nova versão do sistema operacional.

Esperamos que gostem dessa última versão do Lollipop! Vocês podem fazer mais perguntas via Google+, Twitter, e Facebook, e nós responderemos. Você também pode conferir a página de atualizações de software para verificar o status de seu dispositivo. Para obter informações adicionais, basta acessar o link: https://motorola-global-portal-pt.custhelp.com/app/software-upgrade-news/g_id/1978

Comentários