Tchau Sticky. Olá Ara.

Durante os últimos seis meses, nossa equipe cruzou os Estados Unidos com o Sticky, um caminhão envelopado com velcro e recheado com smartphones Motorola abertos para desenvolvedores, além de equipamentos de impressão 3D para produção de protótipos.

Nesta viagem, vimos os primeiros indícios de um novo ecossistema de hardware aberto, incluindo novos dispositivos e aplicativos que jamais teríamos imaginado em nossos laboratórios. Um ambiente aberto alimenta a inovação. Vejam alguns exemplos aquiaqui, e aqui.

Depois desta experiência, nos perguntamos como seria possível levar os benefícios deste ecossistema para seis bilhões de pessoas?

Conheça o Ara.

Liderado pelo grupo de Tecnologia Avançada e Projetos da Motorola, o Projeto Ara está desenvolvendo uma plataforma de hardware aberta e gratuita para a criação de smartphones moduláveis.

Queremos fazer com o hardware o mesmo que a plataforma Android fez com o software: criar um ecossistema vibrante de desenvolvedores, reduzir as barreiras de acesso, aumentar o ritmo de inovação e diminuir prazos de desenvolvimento.

Nosso objetivo é fomentar uma relação mais aberta e interativa entre usuários, desenvolvedores, e seus celulares. Queremos oferecer a todos a opção de decidir sobre o que seu celular poderá fazer, seu visual, onde será produzido e quais os materiais com os quais serão feitos, além do preço.

Segue uma prévia dos primeiros resultados do Projeto Ara:



A base do Projeto Ara consiste no que chamamos de endo-esqueleto. O endo é uma estrutura que serve de base para todos os módulos. Um módulo pode ser qualquer coisa, de um novo processador de aplicativos, uma nova tela ou teclado, uma bateria adicional – ou até mesmo algo que não foi inventado ainda!

Estamos trabalhando no Projeto Ara há mais de um ano. Recentemente, encontramos Dave Hakkens, o criador do Phonebloks. E compartilhamos uma visão comum: desenvolver uma plataforma de celular modular, aberta, customizável e feita para o mundo inteiro.


Fizemos um trabalho técnico extenso e Dave criou uma comunidade. Um sistema aberto requer estas duas coisas. Portanto, estaremos trabalhando em todo o processo de desenvolvimento do projeto Ara de maneira aberta, nos engajando com a comunidade Phonebloks. Também estaremos consultando nossos agentes de pesquisa do projeto Aras (voluntários que têm interesse em nos ajudar a aprender sobre como as pessoas fazem escolhas). Em alguns meses convidaremos desenvolvedores a criar módulos para a plataforma Ara (para tornar o processo mais interessante poderá haver prêmios!). Esperamos um lançamento Alfa do Kit do Desenvolvedor de Módulos (MDK) neste verão.

Fique ligado. Teremos muito mais informações nos próximos meses.

Paul Eremenko, e o grupo de Tecnologia Avançada e Projetos da Motorola, Equipe do Projeto Ara

Comentários